Cirurgia

Cirurgia Bariátrica e Metabólica, popularmente conhecida como Cirurgia da Obesidade ou Redução do Estômago, é indicada quando o tratamento clínico falha e/ou apresentam-se comorbidades associadas que não são controladas adequadamente com medicamentos. Existem inúmeros estudos científicos de excelente qualidade realizados em vários países que confirmam este tratamento como o melhor método para perda e manutenção do peso a longo prazo. Assim como controle das doenças associadas, resultando na diminuição da mortalidade e melhor qualidade de vida.

Cirurgia minimamente invasiva

Procedimentos realizados através de pequenos orifícios e não cortes grandes, por onde se introduzem instrumentos e a ótica conectada a uma câmera de alta resolução. Obtendo uma melhor visualização das estruturas, assim como maior precisão nos movimentos. As vantagens em relação a cirurgia aberta (convencional) são tantas que o novo procedimento revolucionou o pós operatório destes pacientes. Menor dor, complicações respiratórias, da ferida operatória, bem como recuperação mais rápida e melhores resultados estéticos.

São elas:

  • Cirurgia Laparoscópica
  • Cirurgia Robótica.

Tipos de cirurgias:

– Restritiva: Grande diminuição da capacidade do estômago, diminuindo a ingestão de alimentos.

– Disabsortivas: Alteração drástica da absorção dos alimentos através de uma redução importante no trânsito do intestino delgado. Altera pouco a capacidade do estômago.

– Mista: Cirurgias consideradas padrão ouro. Diminuição na capacidade do estômago com um desvio curto do intestino delgado, com discreta má absorção de alimentos.

Técnicas cirúrgicas (utilizadas pela clínica cirúrgica Dr. Balieiro).

  • Bypass gástrico (Gastroplastia redutora em “Y de roux”).

Uma das técnicas mais antigas e mais estudadas, desde a década de 60. É uma técnica mista, sendo ainda a mais realizada no Brasil. Muito segura e eficaz. Grampeamento de parte grande do estômago, confeccionando uma pequena câmara gástrica que será ligada a uma parte mais a baixo do intestino, diminuindo a absorção. Promove também uma grande alteração dos hormônios gastrointestinais aumentando a saciedade e diminuindo a fome, promovendo melhor controle ou cura da diabetes e hipertensão arterial.

  • Gastrectomia Vertical (Sleeve Gastrectomy)

Esta técnica é considerada restritiva e metabólica, transformando o estômago em um tubo com capacidade entre 80 e 100ml. Realizada há pelo menos 20 anos, tem boa eficácia em relação ao controle do peso e algumas comorbidades como hipertensão e dislipidemia. Menor controle sobre a diabetes. Acredita-se que seja a cirurgia mais realizada no mundo atualmente. Menos agressiva do ponto de vista metabólico.